sexta-feira, 20 de abril de 2012


Conforme prometido pelo blog, estamos publicando na integra a entrevista que o pré-candidato a prefeito de Guamaré Mozaniel de Melo Rodrigues (PMN), nos concedeu.

Blog: No município, nos quartos cantos da cidade, tem muita duvida sobre sua candidatura. Você é candidato?
Não, não sou candidato, sou pré-candidato do meu partido PMN, ha três anos após a minha retirada da prefeitura, amigos, familiares, correligionários, simpatizantes e outros partidos, me estimulam a continuar na política, sendo assim estou com o meu nome a disposição do povo.

Blog: Como você espera viabilizar sua pré-candidatura?
Sou filho do ex-prefeito João Pedro, e tenho dele a maior base para querer ser candidato, meu pai durante 50 anos dedicou-se ao povo de Guamaré, e ficou conhecido por mais de 80% da população como sendo melhor prefeito que já passou por nossa cidade. Isto mais do que me credencia para participar do próximo pleito, sem contar que já disputei e venci as eleições de 2008. Com essa vitória e com minha retirada prematura da prefeitura, comecei a buscar a união de grupos, antes rivais, para fazer parte de uma frente que pudesse se organizar e pleitear as próximas eleições.

Blog: E como está organizado esse grupo hoje?
A eleição de 2008 foi muito disputada, dividida em quatro grupos, o grupo de papai ao qual eu pertenço, o de José Câmara, o de Auricélio e o de Francisco, com os desfechos da justiça, no qual eu fui retirado do mandato, busquei em nome do nosso grupo abraçar o grupo de José Câmara. Há três anos, eu, papai e Dedé, estamos unidos em prol de dias melhores para Guamaré.

Blog: De que forma esta união, de antes rivais hoje unidos, se deu?
No primeiro momento foi se dada as mãos, em virtude de um percentual de 70% do cidadão guamareense não ser de acordo com o grupo que iria administrar o executivo. Hoje essa união não ficou mais só entre os lideres, transbordou as salas de reuniões, os amigos e correligionários se entrelaçaram e formou-se um só grupo, onde se faz um trabalho de formiguinha, que no dia a dia, se percebe que esta dando certo.

Blog: Como se faz o trabalho de formiga, mencionado por vc?
Na verdade, este trabalho é feito por muitos, meu pai é um político diário, acorda fazendo política e dorme pensando nela, eu me divido entre o meu trabalho de Engenheiro Civil e de dar atenção ficando a disposição dos amigos e simpatizantes do nosso projeto, neste trabalho de formiga, estão muitas pessoas, onde todos tem sua importância. Desde o mais humilde até o mais abastado.

Blog: Como você avalia sua aceitação diante do seu grupo?
Fui eleito em 2008, por vários com muita luta e determinação, tínhamos um projeto de governo que infelizmente não pudemos colocar em prática devido a minha saída prematura da prefeitura. Após a minha retirada, procurei me colocar a disposição dos militantes e amigos, estou frequentemente nos apertos e nas vitorias deles, mais avalio que essa aceitação vem principalmente da grande esperança que o grupo e os munícipes de Guamaré têm em mim de trazer uma melhor saúde para nosso povo, uma educação voltada para um grande projeto de qualificação do nosso jovem com a sua inclusão no mercado de trabalho, trazer de volta um o projeto de moradia para todos, hoje parado pela atual gestão, enfim melhorar a qualidade de vida de nossa população.

Blog: Que bandeiras serão prioridade pra vc nesta campanha?
Sou da tese, que uma melhor qualidade de vida será dada por um bom sistema de educação, desta forma conseguiremos capacitar e qualificar nossos jovens e cidadãos para abraçar essa grande oportunidade que o nosso município tem de termos a Petrobras e seus braços anexados aqui. Temos uma grade necessidade de construção de moradias, enfrentaremos o problema da água com isso diminuindo a incidência de doenças e melhorando a saúde do nosso povo. Hoje com a arrecadação que o município tem, cerca de 12 milhões mensais, a força de trabalho que temos e a nossa grande vontade de fazer, temos absoluta certeza que seremos um político diferente dos que estão aí atualmente.

Blog: Você preferiu se silenciar sobre sua saída da prefeitura, por quê?
Preferia não falar sobre esse assunto.

Blog: Vamos para outro assunto. Como avalia esse governo?
Falar dos outros é difícil, mais acreditava, no passado depois da minha saída, que em virtude do grupo já ter governado nove meses da gestão de Dedé, eles teriam mais habilidade no governo implantando o que tinham levado as praças publicas na campanha. No entanto, não foi isso que se viu, ficamos a mercê do discurso de que apenas o salário em dia seria tudo, e nos sabemos que não é tudo, isso é obrigação, esse projeto levou mais de dois anos da administração, não vimos melhorias nos principais problemas, a adutora ainda não saiu, a saúde é a mesma de tempos atrás, atendimento simples na cidade e carro viajando a Natal diariamente, esta saúde era feita antes desta gestão, esperava-se uma solução em longo prazo, mais não aconteceu, centro cirúrgico ainda não funciona, a educação nos meus três meses foi feito uma valoração do profissional, nesta gestão se viu muito embate entre os sindicatos e o poder, as moradias não existe, a cidade não gera emprego e nem qualifica os jovens e cidadãos, a nossa cidade era um verdadeiro canteiro de obra, em gestões anteriores, isso ficou no passado, este governo criticou muito meu pai e outros gestores, mais ficou só no inchamento da folha de pagamento, utilizada de forma errada por terceiros, em geral eu Mozaniel esperava mais, muito mais, por serem pessoas que se achavam mais do que muitos.

Blog: Você conseguira resolver todos esses problemas?
Os problemas são muitos, enfrentaremos todos, tenho ao meu lado todos aqueles que de alguma forma ajudaram o município a crescer, e unidos conseguiremos. A vontade de transformar o dinheiro do povo de Guamaré em troca de ações e realizações para o bem comum de todos nos temos; eu, papai, Dedé e todos os outros amigos que participam dessa luta.

Blog: Justiça, como está sua situação judicial? Você é ficha limpa?
O nome ficha limpa, por si só sugere algo que precisa ser explicado, só se é enquadrado na lei da ficha limpa, uma pessoa que tem condenação transitada e julgada pelo colegiado de juízes, ou seja segunda estância, sendo assim eu respondo eu sou ficha limpa sim, já que não tenho nenhum com condenação em segundo grau, e o que processo que hoje se encontra lá eu posso ser inocentado. 
Sobre o processo que a Câmara de vereadores tentou ter êxito, a justiça esclareceu os fatos ditos por mim durante todo esse tempo. A Câmara de vereadores se equivocou, pois não poderia julgar algo que não estava lá, no processo que foi colocado contra mim não existiu em nenhum momento parecer do órgão técnico competente, ou seja, o Tribunal de Contas do Estado - TCE. Desta forma, conforme a justiça mesmo ratificou, estou apto a enfrentar o pleito eleitoral.

Blog: Como é seu relacionamento com a Câmara Municipal?
Sou uma pessoa que tento separar a política de como se portar socialmente, por isso tenho um bom contato com vários vereadores da situação e oposição, claro, respeitando o posicionamento político ideológico de cada um.

Blog: O prefeito Auricélio Teixeira, que brigou tanto nos tribunais de pelo cargo de prefeito, acaba de renunciar, qual sua opinião sobre isso?
Não esperava que isto viesse a acontecer. Acredito que Auricélio se precipitou uma boa parcela do povo guamareense confiou nele, e com a sua renuncia e anteriormente a do seu vice-prefeito, ficamos sem representatividade da população que votaram no executivo. Acho que foi algo planejado com intuito de ajudar alguém, mas isso o povo julgará nas urnas. 

Blog: E o vereador Lula que assumiu, não é representante do povo?
O vereador Lula foi eleito para ser vereador e não prefeito. Lula representa uma parcela do povo, que confiou nele para fiscalizar e sugerir projetos de melhorias para cidade na Câmara Municipal, ele foi eleito para o legislativo e não o executivo. Portanto acho que ele não tem legitimidade para o cargo. Guamaré não é uma cidade qualquer, aqui o executivo pode e deve realizar os sonhos dos nossos munícipes, acho que os que renunciaram deixaram seus eleitores a navios.

Blog: Como esta sendo formada a oposição?
Ao contrário do que se fala por aí, nos hoje estamos com um grupo muito bom e forte de partidos. Fazem parte desse grupo os partidos PMN, PSC, PSDB, PRTB e PP, junto com muitos amigos e simpatizantes.  Além desses já tivemos varias conversas com partidos independentes, já conversamos com o PT e PDT, esses partidos tem ideias semelhantes as nossas. Iremos ainda procurando outros partidos independentes, como PC do B, PSDC, PTB e outros. O objetivo é fazer uma grande frente oposicionista com vistas ao a vitória no próximo pleito eleitoral.

Blog: Como estão as reuniões para coligações? Na rua há um boato, que este assunto (coligações) está lhe tirando o sono é verdade?
Sou muito paciente, não perco o sono facilmente. Temos muitos pré-candidatos a vereador e todos eles o desejo de chegar ao legislativo e governar ao meu lado. Estamos apenas no inicio das conversas, muita coisa ainda vai acontecer, mas tenho certeza que a oposição ira forte e unida para eleição.

Blog: Dentre estes pré-candidatos, estão dois atuais vereadores, como esta a conversa com eles?
Não considero ter dois pré-candidatos já no cargo vereador ser algo ruim, muito pelo contrário, os temos e mais 25 pré-candidatos com potencial de chegar a Câmara Municipal e obter uma grande vitória. Com certeza todos vão contribuir muito para a eleição nosso grupo político. Poderemos ter ainda um pré-candidato a vereador que é ex-prefeito e será outro que irá também nos ajudar nessa luta das urnas. O que podemos dizer é que o objetivo do grupo é maior, ou seja, elegermos o chefe do executivo Guamareense e para isso o nosso nome esta colocado, sem dúvida nenhuma, vamos à luta com o apoio de todos que querem o melhor para nossa cidade.

Blog: Na cidade se fala que você tem problemas com seu cunhado (Gustavo) que é vereador, é verdade?
Não, não é verdade, todos nos temos um único objetivo, recolocar o grupo a frente do executivo. Em todo grupo tem fissuras, e este não seria diferente, o grupo é formado com muitos políticos, com ou sem mandato, mais posso dizer que em nenhum momento o objetivo principal vai ser afetado, estamos todos unidos. 

Blog: Você tem alguma preferência no legislativo?
Não, a minha preferência é tão somente eleger o maior número possível de vereadores das nossas coligações. Na nossa cidade muitos pretendem enfrentar a provação das urnas, porém devido à lei eleitoral nem sempre há lugar para que todos participem da disputa. Mas tenho certeza que mesmo os preteridos seguiram junto com o grupo em busca do nosso maior objetivo.

Blog: Quem será seu vice, fala-se de um acordo com José camará?
É verdade, tenho um compromisso com José Câmara (Dedé), que meu companheiro de chapa seria ele (Dedé), mais não conseguindo acredito que o vice sairá da sua família.

Blog: Desta forma você não fecha as portas para outros partidos, no processo eleitoral?
Não vejo desta maneira, José Câmara embarcou no nosso grupo logo após minha retirada da prefeitura, e em virtude do seu eleitorado ter uma aceitação muito boa comigo, esta união deu certo, nada mais justo que ele como um ex-prefeito e um dos lideres natural de Guamaré participe da chapa majoritária, porém tanto eu, quanto papai e Dedé sabemos que o processo eleitoral e difícil, para chegarmos lá teremos que contar com todos que queiram ajudar e para isso as portas estão abertas por mim e também por José Câmara.

Blog: E sobre sua saída da prefeitura, fale algo?
Foi um momento doloroso, tinha apenas 29 anos, questionei muita coisa, mais o que posso falar é que tudo foi um ensinamento e tudo tem consequência. Com a minha saída pude refletir sobre tudo que fizemos naqueles quatro meses, vi erros e acertos. No pouco tempo que passei a frente da prefeitura de Guamaré fiz muita coisa boa para o município e tenho certeza que ainda posso fazer muito mais, se Deus e o povo de Guamaré me permitir voltar. Vamos minimizar os erros e aumentar os acertos que já estavam acontecendo. Cresceremos todos, quando digo todos são todos mesmos, pois, mais uma vez com a graça de Deus, pretendo ganhar as eleições e governar para o bem de todo povo Guamareense.

Blog: Obrigado pela entrevista deixe alguma mensagem para o leitor do blog.
Vou deixar duas:

“nunca faça algo pensando só em você ou no seu vizinho, faça pensando em todos que podem passar na sua vida”;

“a melhor resposta é o silêncio”.

4 comentários:

  1. Sei do seu coração, Mozaniel e espero q consiga o seu objetivo "DEUS TE ILUMINE"

    george, vila maria

    ResponderExcluir
  2. Espero que o bloco de mozaniel de melo, escolher um bom vice pois carlos camara tem uma pessima rejeição, mais vai uma dica poderia ser uma pessoa dos partidos independentes.

    ResponderExcluir
  3. pesso a DEUS todos os dias por minha familía e vc negão, se DEUS quiser vc vai chega lá, para ajudar o povo de guamarée as localidades local pois é uma pessoa dessa como vc que esta precisando na prefeitura de guamaré, que deus te ilumini.

    ResponderExcluir
  4. Vamos a luta Mozaniel!!!

    Bárbara Santos.

    ResponderExcluir